Resenha do livro de pernas pro ar - a escola do mundo ao avesso - eduardo galeano
Eduardo Galeano nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1940, Jornalista e escritor, viveu exilado na Argentina e na Espanha desde1973, no inicio de 1985 voltou para Montevidéu, onde atualmente vive, escreve e caminha. Autor de Vários livros, traduzidos em mais de vinte idiomas, seus livros recolhem as vozes da alma e da rua e oferecem uma síntese da realidade e sua memória.
Foi premiado diversas vezes, pela Casa de las América de Cuba em 1975 e 1978, e pelo Ministério da Cultura do Uruguai, recebeu o American Book Award da Universidade de Washington, os prêmios Italianos Mare Nostrum, Pellegrino Artusi e Grizane Cavour, o premio Dagerman, da Suécia, e a medalha de ouro do Círculo de Bellas Artes de Madri. Foi ele eleito o primeiro cidadão Ilustre dos países do Mercosul e também o primeiro escritor a ser agraciado com o premio Aloa.
O livro esta dividido em seis capítulos e abrange os tópicos: 1- Problemas sociais. 2- História social. 3- Historia econômica – Século XX. 4 – Política internacional – Século XX. 5 – Áreas Subdesenvolvidas – Condições sociais.
O autor inicia mostrando com clareza a lógica invertida do mundo capitalista e como as coisas funcionam de modo inverso, ou ao avesso, o trabalho e castigado e a honestidade desprezada, enquanto a falta de escrúpulos e o canibalismo voraz e prestigiado e recompensado. Critica o sistema capitalista que pela primeira vez conquista o poder universal. Quando as nações ricas subjugam os países pobres, ou quando grandes empresas dominam as pequenas isto é chamado de instinto assassino é e muito valorizado, quando um pobre miserável e desempregado usa uma faca para procura por comida, e tratado como portador de uma patologia antissocial, carrega com ele a loucura e o perigo que todo pobre é portador.
Os responsáveis pela paz mundial são na verdade os que mais armas fabricam e vendem para os demais países. A