Revolução industrial
INTRODUÇÃO: ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_______________________________________Página 02
DESENVOLVIMENTO: ________________________________Página 03
CONCLUSÃO: ________________________________________Página 04
BIBLIOGRAFIA: ______________________________________Página 05
INTRODUÇÃO
É pertinente enfatizar que a Revolução Industrial, foi o grande precursor do capitalismo, ou seja, a passagem do capitalismo comercial para o capitalismo industrial. É fascinante, como a revolução industrial mudou a vida das pessoas daquela época, e como até hoje seus reflexos continuam transformando o nosso dia a dia.
O objetivo é analisar de forma contextualizada as transformações da Revolução industrial e compará-las as tecnologias que vivemos atualmente. Será que a Revolução tecnológica teve início juntamente com a Revolução Industrial?
Com base em alguns escritores, situaremos a nossa pesquisa com o objetivo de mostrar alguns dos reflexos aqui no Brasil.
02
Reflexo das Revoluções Industriais da Europa e América (EUA) no Brasil
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo desse processo a máquina foi susbtituindo o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos. Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
Vivenciamos o reflexo das Revoluções Industriais no Brasil até hoje, como por exemplo:
• Desenvolvimento da informática para todas