Socrates
socrates
CONTEXTO HISTÓRICO
Sócrates nasceu em Atenas em 470-469 a.C. e, por não crer nos Deuses da cidade e por corromper os jovens, foi condenado à morte. Mas por trás de tal condenação existiam algumas manobras políticas.
Sócrates não fundou escolas como outros filósofos. Realizava seus ensinamentos em praças publicas.
Sócrates nada escreveu, sua mensagem fora transmitida pela palavra viva, através do dialogo e da oralidade dialética. Assim, ficou a cargo dos seus discípulos a fixação de seus ensinamentos por meio da palavra escrita. É importante ressaltar, porém, que os diálogos de Sócrates foram escritos por uma serie de discípulos que demonstravam algumas diferenças ideológicas acerca dos dizeres de Sócrates.
Um dos principais porta-vozes de Sócrates foi Platão que escreveu os discursos socráticos apresentando um pouco da doutrina platônica em tais diálogos escritos. Ainda temos Xenofonte e Aristóteles, o primeiro descreve Sócrates com dimensões reduzidas, à beira da banalidade; enquanto que o segundo fala com mais objetividade a respeito das ideias socráticas. Por fim, houve os que fundaram escolas socráticas menores, estes deixaram poucos escritos, mas, de qualquer modo, contribuíram para com o estudo de Sócrates e de sua filosofia.
Porém, as várias fontes de estudo sobre Sócrates criaram um conceito a respeito da perspectiva que se tinha antes e depois do filósofo. Podemos observar o processo evolutivo no momento em que Sócrates atua em Atenas. Nesse período, registra-se uma serie de novidades de porte bastante considerável que depois, no período helenístico, permaneceriam como aquisições inquestionáveis. É atribuída a Sócrates a influencia no elevado grau de probabilidade de doutrinas que a cultura greco-romana recebeu no momento em que ele atuava em Atenas. A ESSÊNCIA DO HOMEM
Sócrates concentrou seu interesse em resolver a problemática do homem, desse modo, procurou responder