Resenha Cr Tica Do Livro As Veias Abertas Da America Latina Rafael
Trata-se de uma denúncia em linguagem aberta, onde os dogmatismos e as regras acadêmicas são secundárias diante da beleza e singeleza da escrita, o que torna o texto atraente e apaixonante. Como literato o autor seleciona as palavras, as metáforas e as comparações, penetrando às raízes da colonização da América Latina, buscando a origem das mazelas e do subdesenvolvimento que “devoraram” (e devoram) homens e mulheres nos campos e subúrbios das cidades deste continente.
Com “As Veias Abertas da América Latina” Galeano denúncia o banho de sangue feito na América para financiar o desenvolvimento europeu. O livro retrata o processo histórico de opressão latino-americana desde o descobrimento do continente Americano até a época contemporânea. De cunho social, político e histórico essa obra é reconhecida mundialmente por trazer uma nova visão do processo decorrente de transferência de riqueza e exploração do “novo mundo”.
O presente trabalho tem o objetivo de analisar o livro “As Veias Abertas da América Latina”, evidenciando o processo histórico da formação sociocultural da América Latina considerando o caráter político e de denuncia presentes na obra. Desse modo, considera-se a divisão feita pelo próprio autor do livro em duas partes: a primeira que relata a exploração portuguesa e espanhola de uma América colonial e indígena; e a segunda que começa com os ciclos econômicos desenvolvidos no continente, considerando as independências de certas regiões em relação a Portugal e Espanha, mas que denuncia o Imperialismo primeiramente Britânico e posteriormente Estadunidense, relatando até a contemporaneidade.
O primeiro