FLAVIO
Talvez este seja um mistério que a humanidade jamais desvendara, e sem duvida é o mais intrigante de todos. Pois cercados de duvidas a humanidade tem se perguntado a séculos, de onde viemos? Como viemos? Para que viemos? Será que tudo isso foi um simples golpe de sorte ou há um criador? E nosso universo como surgiu?
Não podemos iniciar em nosso artigo dizendo as diversas tentativas de respostas para a grande duvida da humanidade sem citarmos de inicio a crença de um criador todo poderoso, capaz de formar tudo a partir de suas ordens. Sem duvida esta seja a ideologia da criação do universo mais difundida no planeta.
Observemos que a “teoria do criacionismo” possui diversas variações em relação à divindade criadora, mas peguemos a principal no que diz respeito à disseminação de ideia a crença cristã. No livro de Gênesis no primeiro capítulo nos deparamos com o seguinte escrito: “No principio criou Deus os céus e a terra.” Notemos que nesta fala temos um ser arbitrário criador de tudo, seguindo ainda mais adiante nos escritos bíblicos encontramos partes que dizem respeito a criação da vida terrestre e todo o firmamento presente no universo.
Talvez o motivo desta busca incessante seja pelo fato de sermos seres de vida breve, assim tentando buscar uma explicação para sua existência terrena. Um dos grandes difusores da ideologia do criacionismo foi a Igreja, juntamente com os filósofos adeptos a crença.
Avançando um pouco mais além da crença primitiva nos deparamos com as teorias pré-socráticas afirmando que o universo se baseia nos quatro elementos básicos fogo, ar, água e terra. Também neste período nasceu a teoria do Geocêntrismo, ideologia que afirmava que a terra era o centro do universo, note que durante este período seja na crença crista ou em outras teorias o homem ainda era concebido como sendo o centro do universo (antropocentrismo).
As teorias passam a ganhar um caráter mais cientificas e próximas da realidade 2000 anos depois com