Resenha crítica - o livro dos abraços - eduardo galeano
ACEA – Área de Ciências Exatas e Ambientais
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: Leitura e Produção de Textos
Professor: Ana Lucia Matiello
Período: 2º 2º Semestre / 2012
Turma: A
Nome: Cristiano Druzian
Resenha Critica: O Livro dos Abraços – Eduardo Galeano
A obra “O Livro dos Abraços” foi escrita por Eduardo Galeano com tradução de Eric Nepomuceno 9º edição, seu titulo original é “El libro de los abrazos” e teve a primeira edição em junho 1991. No Brasil foi impresso em 2002 em Porto Alegre pela Editora L&PM.
A tradução de Eric Nepomuceno possui 140 paginas, divididas em 193 histórias entre elas “O Estado na America Latina”, “Elogio da arte da oratória”, ”Celebração das bodas entre a palavra e o ato”, “A Cultura do Terror/6”, entre outras.
A leitura do livro é pra leitores exigentes afinal não existe nada melhor que um abraço apertado, essa é a sensação prazerosa que se tem ao ler livro que mistura crítica à poesia. O livro possui pequenos e interessantes contos de histórias narradas pelo autor que liga critica do mundo atual com palavras sabias o que torna a leitura muito mais interessante.
Apesar de que não satisfaz meus gostos, já que poesia não é meu gênero literário favorito, esse livro tem uma mistura onde ele possui criticas profundas interagimos nos pensamentos de Galeano, o que o tornou um tanto interessante.
Como no primeiro texto “O Mundo”. Galeano narra a vida de um homem da aldeia de Neguá, que subiu aos céus. E quando chegou lá percebeu que o mundo é formado por um mar de fogueirinhas e que cada fogueirinha possui luz própria que nos difere uns dos outros.
A cultura do terror/6
Conta Eduardo Galeano que um advogado lhe narrou o drama vivido por Alma, uma mulher condenada à prisão por dois homicídios, onde supostamente ela seria a autora do crime, sendo assim, presa para ir a julgamento e nesse período foi torturada até confessar o crime.
O mais interessante