resenha economia
Precursores da teoria econômica
Antiguidade
As primeiras referências conhecidas sobre Economia surgiram na Grécia, no trabalho de Aristóteles, o qual o termo economia (oiko-nomia), fundamentou em seus estudos aspectos de administração privada e finanças públicas.
Mercantilismo
O mercantilismo surgiu em meados do século XVI, tendo como referencial a acumulação de riquezas de uma nação. Seus princípios era o de fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas através do acumulo de metais preciosos.
A grande idéia mercantilista considerava que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse se estoque de metais preciosos, dessa forma a política mercantilista acabou estimulando guerras e exacerbou o nacionalismo, centralizando o poder no Estado (Governo).
Fisiocracia
Surgiu no século XVII, como a reação ao mercantilismo, considerando desnecessária a regulamentação governamental. Associaram conceitos de medicina à Economia tais como “circulação”, “fluxos”, “órgãos”, “funções”. Sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza , a qual consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração, promovendo assim o crescimento da agricultura.
O economista fisiocrata de maior destaque foi o médico francês dr. François Quesnay, autor da obra Tableau Économique, ele foi o primeiro a dividir a economia em setores, mostrando a relação entre eles. Seru trabalho foi aperfeiçoado pelo economista russo Wassily Leontief e transformou-se no sistema de circulação monetária input-output.
Os Clássicos
Adam Smith (1723-1790)
É considerado o precursor da teoria econômica, publicou a obra “A riqueza das nações” em 1776. Em sua visão defendia a livre iniciativa “laissez-faire” e a ”livre concorrência e que o equilíbrio seria através da chamada “mão invisível”, sem necessidade da atuação do Estado na pratica econômica. O Estado