Marketing
“A medida que o mundo se torna cada vez mais complexo e interdependente, a capacidade de pensar sistemicamente, de analisar os campos de força e seus efeitos causais, abandonando a lógica causal simples, em favor de modelos mentais mais complexos, torna-se um fator crítico para a aprendizagem. Esta capacidade tem que ser desenvolvida não apenas pelo líder, mas também por todas as pessoas que participam da organização.” (Fleury e Fleury, 1997:32)
Pensamento sistêmico seria a disciplina que possibilita um indíviduo que identifique todas as forças que possam influenciar sua empresa diretamente ou indiretamente em um sistema externo, ou macroambiente; porém, para a Apple, atualmente, ela focaliza tudo isso dentro de seus produtos.
A Apple crê que, estudando seus clientes, pode influenciar, e ter uma visão ampla sistemica, através de seus produtos. Um exemplo disto são os celulares com multiplas funcionalidades, alem de sua função principal que é de comunicação como telefone.
Existe uma grande diferença entre aperfeiçoar um produto e criar um novo produto. Pequenas modificações nos produtos podem naufragar no mercado por que não alteram os hábitos dos consumidores. Por outro lado, como saber se uma idéia inovadora pode ter sucesso? Steve Jobs fundador e CEO da Apple demonstrou em vida as grandes vantagens e fatos concretos de como inovar. Um dos sucessos que mais uma vez alterou, drasticamente, o comportamento das pessoas foi o iPod. Ele exigiu que o novo produto fosse simples de operar com pouquissímos botões. O limite da simplicidade foi o iPhone que ele exigiu que tivesse apenas um botão.
Para começar a análise de produto dentro de uma abordagem sistêmica identifique os atributos essenciais, sejam físicos e outros tais como a expectativa de vida útil e ambiente onde ele é ou será utilizado.
A Apple afirma que, para desenvolver uma abordagem sistemica para inovar seus