Resenha Economia
Capítulo 1
A Abordagem econômica do custo-benefício
O papel da economia é mostrar-nos quais são os custos e benefícios associados a cada escolha. Poderíamos afirmar que a chamada abordagem econômica não é outra coisa senão uma análise de custo-benefício aplicada ás decisões da sociedade.
Exemplo: se uma empresa deseja decidir se deve ou não lançar um produto novo, deverá avaliar quais serão os custos adicionais associados a esse projeto, posto que precisará contratar mão de obra, comprar mais insumos, mais matérias-primas etc. A empresa deverá garantir que seu proprietário receba pelo menos o rendimento equivalente à melhor aplicação que poderia realizar com os recursos financeiros. Também será importante estimar o aumento da receita (benefícios) que a venda desse produto significará para a empresa. Esse tipo de análise configura o que se chama de análise de viabilidade econômica de um projeto, uma das principais aplicações práticas da abordagem de custo-benefício que caracteriza a ciência da econômica.
A utilização da abordagem custo-benefício não tem porque ficar restrita às decisões econômicas individuais (microeconômica), também podendo ser aplicada para analisar a conveniência de realizar uma determinada política macroeconômica. Por exemplo, o aumento das transferências de renda (Bolsa Escola, Bolsa-Família, aumentos reais do salário mínimo, benefícios da Previdência Social) praticado durante os governos Fernando Henrique e Lula ajudou a reduzir a desigualdade da distribuição de renda brasileira, uma das mais perversas do mundo. Isso poderia ter sido um benefício porem essas transferências fazem parte de gastos do governo, aonde leva o setor público a aumentar impostos e a se endividar para poder financiá-las. Com o aumento de impostos reduz as compras das famílias, e o maior endividamento público diminui o crédito disponível para famílias e empresas, elevando a taxa de juros, gerando importantes custos a sociedade.
Capítulo 2
Escolas de pensamento