Resenha de Economia
O texto, divulgado pelo IBGE é de fácil compreensão e traz definições de termos relacionados ao turismo e tipos de produtos turísticos tornando menos complexo seu entendimento por algum leigo na área do turismo. Partindo da definição de turismo dada pela OMT são explicados os bens e serviços que envolvem a área.
Ainda por definições da OMT é feita a classificação das atividades econômicas do turismo, identificadas por: “Grupos homogêneos quanto ao processo de produção, características dos bens de serviços e da finalidade para as quais esses bens de serviços são produzidos”. Outra maneira prática de se identificar se algum produto é turístico ou não é pensar se ele é utilizado por visitantes, assim restaurantes, aluguéis de bens e equipamentos de transporte, dentre outros também se caracterizam como produtos turísticos.
O texto também explica como é feita a classificação das atividades econômicas no Sistema de Contas Nacionais, que são definidas a partir dos códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Porém para uma análise que foque exclusivamente em economia do turismo é necessário um ajusto no âmbito das atividades selecionadas pelo Sistema de Contas Nacionais já que nem todas se relacionam ao turismo.
A análise dos bens e serviços de turismo é complexa pois o turismo abrange atividades diversas, que saem do básico “hotelaria, transporte, alimentação” e devem ser analisadas cuidadosamente para que seja possível estudar seus impactos na economia de um local. Os rendimentos econômicos gerados por essa atividade é importante e vem evoluindo de acordo com gráficos mostrados no texto.
Os resultados trazidos pelo texto mostram que o Turismo é uma atividade que movimenta diversos setores da economia e estava em pleno crescimento no período de 2003 a 2009, sendo que até o salário de profissionais ligados a atividades turísticas sofreu aumento nesse período. Para melhor