Resenha do texto “Processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos em pequena empresa: um estudo de caso"
A empresa já tinha uma linha de produtos “Tuboart” (também nome da empresa) que se caracterizava por ser de maior qualidade e preço mais elevado, uma vez que seus concorrentes eram empresas maiores que tinham menores custos e podiam vender seus produtos com preço mais baixo. Portanto, os clientes da linha de produtos “Tuboart” buscavam um produto de maior qualidade e não se importavam em pagar a mais por isso.
A empresa percebeu a necessidade de possuir uma linha de produto com preço mais baixo, daí a ideia de lançar o novo produto “Ecopedestal” fabricado com matéria prima reciclada. A grande diferenciação deste produto foi o forte apelo ecológico, além do preço baixo.
O Grau de formalidade no processo de desenvolvimento do produto na Tuboart foi muito baixo.
O levantamento de oportunidades de novos produtos foi realizado pelos próprios donos da empresa e as informações não foram documentadas.
A geração extensa de ideias de novos produtos não foi feita, devido à falta de estrutura.
Na análise preliminar da viabilidade das oportunidades e ideias levantadas, apenas algumas atividades foram realizadas e focaram suas atenções no processo produtivo em detrimento das ações de marketing com foco no cliente.
A empresa nunca realizou planos de marketing em nenhum novo produto que lançou, mesmo sendo a que mais lança produtos em seu mercado de atuação.
O bom desempenho do novo produto se explica porque a empresa conseguiu colocar no mercado um produto com preço baixo, reduzindo os custos para seus clientes, e de certa forma inovador devido a seu apelo ecológico, bem como usou a estratégia adequada para as pequenas empresas, qual seja, especializar-se em um único segmento e em uma única linha de produtos, a fim de concentrar os investimentos e otimizar os esforços.
Se a