Ferramentas de Gestão de Projetos
- INTRODUÇÃO ................................................................................................................ 2
- TÓPICOS IMPORTANTES NA ESCOLHA DE UMA FERRAMENTA .................................... 3
- ANÁLISE DE FERRAMENTAS .......................................................................................... 7
INTRODUÇÃO
Para a grande maioria das empresas que respiram projetos em seu dia-a-dia, é fundamental a adoção de uma Ferramenta de Gestão de Projetos Corporativos.
O fundamento dessas ferramentas está pautado especificamente em melhores práticas de mercado e visam auxiliar as equipes envolvidas com os projetos a organizar a carteira de projetos, gerenciar a priorização e escolha de projetos de sua carteira, gerenciar os projetos em andamento.
Além de coordenar os recursos necessários para cada fase/atividade de projeto, acompanhar e divulgar as atividades aos colaboradores dos projetos, gerar relatórios e status gerenciais, criar uma base de conhecimento, controlar o fluxo e a necessidade de documentos e interações dos projetos, e alinhar os projetos à estratégia da empresa.
Há no mercado diversas ferramentas que se propõe a Gerenciar Projetos Corporativos. Há ferramentas localizadas para seguimentos específicos de projetos como projetos de construção civil e projetos de software; há aquelas que integram facilmente com os ambientes mais diversos.
Há ferramentas que rodam 100% na nuvem e aquelas que dependem de infra-estrutura de instalação e manutenção; há ferramentas de fornecedores especializados em gestão de projetos corporativos.
Há ferramentas de fornecedores que desenvolvem todo tipo de software e há ainda ferramentas caseiras desenvolvidas especificamente para atender necessidades pontuais; há portanto os mais diversos sistemas para gerenciar projetos corporativos.
Normalmente quando uma empresa adota um Escritório de Projetos Corporativos (PMO), que