Ferramentas de software para gestão de projetos
Curso: MBA em Gestão de Projetos
Disciplina: Ferramentas de Software para Gestão de Projetos
Professor: Roberto Bitencourt
Nome: Denilson dos Santos Custodio RA: 2228544890
Título
Funcionalidades da ferramenta Openproj versus MS-Project da Microsoft.
Relatório
Com relação á funcionalidade do OPENPROJ versus MS Project da Microsoft, a tela inicial do programa apesar de simples é bem útil onde se podem definir algumas informações sobre o projeto como, por exemplo:
Nome do Projeto;
Quem é o Gerente de Projetos;
Forma de planejamento do seu projeto, com data inicial e data de termino, e tem um campo de notas, onde você pode colocar objetivos do projeto, declaração do escopo, e outras informações que ajudam a identificar o projeto.
Sua interface para utilização é mais prática que o MS PROJECT sendo de fácil entendimento para instituições ou profissionais que estão tendo o primeiro contato com a ferramenta em gestão de projetos.
Em relação a tarefas tem o mesmo conceito de utilização do MS PROJECT, é possível realizar uma planilha de recursos, alocação, Histograma, relatórios, gráfico de Gantt, EAP, e linkar as tarefas do projeto.
Nos dois softwares pode-se criar uma lista de tarefas como duração do projeto e configuração de calendário, e outro recurso atribuído ao openproj é que seu projeto pode ser salvo na versão Microsoft Project 2003 xml, já na versão do Ms Project 2010 não é possível ler arquivos do openproj.
Já no modo para impressão no openproj só pode ser impresso a lista de tarefas ou o gráfico de gantt, é preciso ajustar o modo zoom para visualização para o padrão que melhor atender para impressão.
E a EAP (Estrutura Analítica de Projeto) do openproj é a mesma que do Ms Project com um detalhe, pode ser uma EAP de forma hierárquica.
Outra vantagem de usar o Openproj é que ele é um software livre e de código aberto, ou seja, não há gastos com compra de licenças para uso e pode ser modificado