educação fisica
Por exemplo: todos nascemos com um potencial para desenvolvermos a força, ou a resistência.
Acredita-se que as capacidades motoras sejam determinadas geneticamente, mas não se pode afirmar até onde um indivíduo pode desenvolver a velocidade ou a flexibilidade, porque para atingir essa capacidade existem muitos factores a considerar. O tempo de desenvolvimento de cada capacidade é diferente, uma ginasta pode atingir o seu auge antes de um futebolista, é um dos exemplos.
As capacidades motoras podem ser divididas em:
- Capacidades motoras condicionais e Capacidades motoras coordenativas.
Capacidades motoras condicionais:
São capacidades ligadas ao processo energético e metabólico, são determinadas pela obtenção e transformação de energia. São, geralmente, divididas em:
Força;
Velocidade;
Resistência;
Flexibilidade.
Força
É a capacidade que permite reagir contra uma resistência através da contracção muscular. Esta possibilita, entre outros esforços: saltar, empurrar, levantar, puxar...
O desenvolvimento da força pode ser:
Geral – quando nos referimos ao desenvolvimento de todos os grupos musculares;
Específico – quando nos referimos ao desenvolvimento de um ou vários grupos musculares característicos dos gestos de cada modalidade.
Velocidade
Capacidade de executar movimentos de dentro para fora no mais curto espaço de tempo. É a capacidade de executar acções motoras no mínimo de tempo, com intensidade máxima e com duração inferior a 6/8 segundos. Velocidade pode ser introduzida como a “capacidade de realizar um movimento em menor tempo possível”.
Resistência
Capacidade de suportar e recuperar o cansaço mental e principalmente o físico.
Geral - quando é solicitada mais de 1/6 da massa muscular. É limitada pelo sistema cárdio respiratório.
Local - quando é