Resenha do texto inova brasil
No Século XXI, na chamada Era da Tecnologia, tudo acontece muito rápido e as empresas devem buscar cada vez mais manter um diferencial no mercado e dentro das Organizações, principalmente em função da concorrência acirrada entre elas.
Atualmente, o numero das empresas que navegam no chamado oceanos vermelhos, travam uma dura batalha para seguirem no mercado. Por outro lado, é grande o numero de Organizações que já investem em um setor totalmente voltado a pesquisas e desenvolvimento de novos projetos e produtos. Tarefa árdua, que consome grandes verbas e tempo. Porém quando bem sucedidas conseguem uma larga margem por um curto período de tempo de seus concorrentes, além é claro da propaganda e da credibilidade que seguirá o nome da Organização.
O Principal foco da Estratégia do Oceano Azul, é a busca por novos espaços mercadológicos únicos, aonde a concorrência ainda não chegou e nele a Empresa tem grandes chances de crescer forte.
Em outras palavras: é a INOVAÇÃO, conforme estudos de 2 professores (Chan Kim e Renée Mouborgne) para que a meta possa ser alcançada, a teoria mostra que é preciso seguir um passo – a – passo. Para que a nova ideia/ produto possa ser implementado não basta apenas ter boas ideias, é preciso ter foco e estrutura, tomar decisões e arriscar-se. E saber separar os fatos relevantes, daqueles que talvez só tomem tempo. Outra questão importante é conhecer o ambiente em que será lançada a “Inovação”. Neste caso, conversas com fornecedores e os futuros compradores, podem apresentar grandes avanços.
Como grande recompensa de todo o esforço apresentado, podemos concluir que a empresa que se apresenta inovadora, como é o caso das empresas citadas pelo texto, navegam em um oceano azul, com bastante estabilidade dentro do mercado. Podemos concluir também que este processo é continuo, pois com o rápido avanço do mercado o que é novo, em questão de segundos pode se tornar obsoleto ou se lançado