faculdade pitágoras teixeira de freitas
CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CARLOS VINÍCIUS SOARES DE ARAUJO
resenha critica sobre o livro
“a arte da guerra”
TEIXEIRA DE FREITAS – BA
2014
CARLOS VINÍCIUS SOARES DE ARAUJO
a arte da guerra
Trabalho apresentado à turma do 6º Período do Curso engenharia de produção da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas, como requisito avaliativo da disciplina de estrategia de manufatura.
Orientador: Prof. Marcos Lemos
TEIXEIRA DE FREITAS – BA
2014
Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser votorioso você precisa ver o que não está visível.
Sun tzu.
Resenha critica.
Para Sun tzu só é possível obter glória e sucesso na jornada de uma guerra, se não perder de vista cinco fatores : a doutrina, o tempo,o espaço, o comando e a disciplina. Para obter a vitoria no final de cada batalha.O autor também aponta a natureza para explicar como o comandante deve guiar seu exercito, além de identificar aspectos físicos e psicológicos como armas poderosas. Discursa sobre as falhas do comando que podem apontar a derrota do exercito e ensina a necessidade de buscar informações, pois o conhecimento faz muita diferença na hora da batalha. Compara o comandante com o administrador, os soldados com os funcionários, o inimigo com a concorrência e a batalha com mercado.
Nesse caso podemos associar uma administração entre uma guerra nos quais seus comandantes estão na linha da administração, quanto a uma empresa nos quais seus respectivos administradores fazem a administração da mesma. Quando pessamos nisso podemos também ditar cinco regras básicas para o sucesso e vitória de uma empresa: organização, planejamento, equilíbrio,segurança e investimento. Isso nos faz lembrar do que o autor disse no referido texto