resenha do livro "o principe"
Isaltina Aparecida de Souza Pereira1
Nicolau Maquiavel (1469-1527)
Nicolau Maquiavel nasceu em Florença em três de maio de 1469 na Itália. Filho de advogado de origem modesta. A Itália neste momento reina grande confusão. A ilegitimidade do poder gera situações de crises e instabilidade permanente. Durante todo o século XVI, a península Itálica estava dividida em diversos estados, repúblicas, reinos, ducados, além dos Estados da Igreja. As disputas pelo poder eram constantes, a ponto dos governantes contratarem os serviços dos Condorttieri, soldados mercenários. A obra de Maquiavel revela a consciência diante do perigo da divisão política da península. “O príncipe” analisa os fatos e acontecimentos ocorridos ao longo da historia. O autor nos revela a história, de como é o governo do Principado, como manter e governar seus povos, mesmos em meios revoltosos, fala das conquistas dos novos reinos. “O príncipe” é um manual dado ao Príncipe Lourenzo de Médici como um presente, que envolve reflexões e experiências do autor, analisa a sociedade e não mede esforços quando trata de como obter e mantiver este poder.
Formas e modelos para compreensão da realidade da compreensão humana. Este presente representa para Maquiavel uma forma de reconquistar a confiança da família dos Médici, já que no passado Maquiavel, l havia sido preso como suspeito de planejar contra o príncipe. No livro também Maquiavel expressa seu desejo para que Lourenzo faça um bom governo e não seja odiado pelos seus. Capitulo I – Maquiavel - Apresenta de quantas espécies são os principados e quantos são os medos pelos quais se conquistam.
No primeiro capitulo o autor expõe uma demonstração de que para existir um estado, para que ele seja administrado será necessário que ele seja