Resenha do livro o principe
(Oferece a Lourenço uma forma de manter-se no poder por mais tempo sem ser odiado por seu povo)
1ao 15 formas de poder e 2 tipos de governos: monarquias e republicas.
Seja por poder ou riquezas ou virtude [virtus].
Todos os estados, todos os domínios que exerceram poder sobre os homens, foram e são republicas ou hereditários ou novos; estes, ou são totalmente novos, ou membros acrescidos ao estado hereditário do príncipe que o adquire. Os mesmos se acostumam ou são acostumados a viver sob o governo de um príncipe.
15.....
Como o príncipe deve proceder ante seus súditos e amigos, explicando que para manter-se adorado é necessário que o líder saiba utilizar VICIOS E DAS VIRTUDES necessários, fazendo o que for possível para garantir a segurança e bem-estar.
Descreve as virtudes que em geral se pensa serem, necessários a um governante, concluindo que algumas “virtudes” levariam os príncipes ao desaparecimento, ao passo que alguns “vícios” permite-lhes sobreviver.
(Na verdade, quem num mundo cheio de perversos pretende seguir em tudo os princípios da bondade, caminha para a própria perdição, dai se concluí que o príncipe desejoso de manter-se no poder tem de aprender os meios de não ser bom e a fazer uso ou não deles, conforme necessidade).
16.....
É explicado ao príncipe como cuidar de suas finanças, para não ser visto como gastador, e levaria o povo a pobreza, cobrando muitos impostos para manter--se rico.
O melhor é o governante ter uma reputação de ser avarento. Ex-monarcas generosos que se davam bem defendem que a generosidade só deve ser praticada para com os soldados somente com base no saque retirado de uma cidade inimiga.
17....
“É melhor ser severo ao punir