metodos de inseminaçao em grandes animais
Consiste na introdução artificial do sêmen de um garanhão na genitália de uma égua, resultando em uma gestação.
Principais Vantagens da Inseminação Artificial Redução dos riscos de disseminação de doenças sexualmente transmissíveis, pois o contato sexual direto entre garanhões e éguas reprodutoras é evitado, aumento dos índices de fertilidade, devido a um maior controle sobre a qualidade do sêmen utilizado e também sobre a sanidade reprodutiva das éguas, resultando no acréscimo da eficiência reprodutiva,melhoramento genético, permite o uso de garanhões que tenham desenvolvido hábitos deficientes de cobertura ou que apresentem lesões limitantes (claudicações),permite o uso de garanhões que apresentam sêmen de qualidade inferior.
Desvantagens:Aumento dos custos nos trabalhos relacionados ao manejo reprodutivo do haras, obrigatoriedade de um médico veterinário responsável para conduzir os trabalhos.
Vagina Artificial: A vagina artificial é um artefato que simula as condições anatômicas normais da vagina de uma égua, para a colheita de sêmen dos garanhões.
Água Aquecida: Introduzida no interior da vagina artificial através da válvula. Utilizam-se aproximadamente 2,5 litros de água à 60oC, que deve manter a parte interna da vagina em aproximadamente 45oC, que é a temperatura preferida pela maioria dos garanhões. Deve-se ressaltar que existem garanhões que preferem outras temperaturas, assim o técnico deve procurar observar suas reações no intuito de obter um estímulo mais eficiente.
Ar: É introduzido na v.a. pela mesma válvula, e tem a função de prover a pressão necessária, de acordo com o pênis e a preferência de cada garanhão, provocando o estímulo necessário para sua ejaculação.
Lubrificante: Podemos utilizar lubrificantes íntimos como o “KY”, mas óleos minerais estéreis como o “Nujol” são mais seguros, devido ao fato de não possuírem agentes antimicrobianos em sua composição, serem inertes e não se misturarem ao sêmen. O