Resenha do livro o monge e o executivo
UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA
Esta é a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai.
As situações tornam-se cada vez mais difíceis de resolver e atingem seu ápice quando os empregados da fábrica onde trabalha fazem uma campanha para que um sindicato os represente. Durante a campanha há muito atrito e desgaste, a companhia vence por uma margem estreita de votos e John se anima um pouco, mas então, seu chefe não satisfeito com o modo como as coisas transcorreram, dá a entender que todo o stress das negociações deveu-se a um problema de gerenciamento da responsabilidade de John.
A gerente de recursos humanos, por outro lado, solidariza-se e sugere a John que examine seu estilo de liderança, o que o deixa irritado uma vez que a considera uma mulher cheia de teorias. Ele ao contrário, entendia de gerenciamento e liderança, pois se preocupava com os resultados.
Rachel, a esposa de John, sugere que se aconselhe com o pastor da igreja, que recomenda participação em um retiro num mosteiro cristão. Numa tentativa desesperada de retomar o controle de sua vida, John decide passar uma semana no mosteiro comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente ex-empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida. A seguir descrevemos os conceitos aprendidos por John e os outros cinco participantes do retiro: Lee (pregador), Greg (sargento do Exército), Teresa (diretora de uma escola pública), Chris (treinadora do time de basquete da Universidade de Michigan) e Kim (enfermeira-chefe do Centro Neonatal do hospital de Providence).
Leonard Hoffman (agora chamado de irmão Simeão) inicia o primeiro dia dizendo que irá compartilhar alguns princípios de liderança, mas que havia um imenso saber coletivo na sala e que também queria aprender com os seis alunos, pois ele não dispunha de todas as respostas e que, juntos eram muito mais