Resenha do livro - "O Brasil na mira de Hitler"
São Cristóvão/SE - Dezembro/2008
SANDER, Roberto. O Brasil na mira de Hitler: a história do afundamento de navios brasileiros pelos nazistas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. 261pgs.
Roberto Sander nasceu no Rio de Janeiro e é formado em jornalismo, publicidade e pesquisa em comunicação pela PUC-RJ. Trabalhou como repórter e editor no SBT, no jornal O Globo, na TV Globo e na Globosat/Sportv. O Brasil na mira de Hitler é o segundo livro do autor, tendo já publicado em 2004 a obra Anos 40 – Viagem à Década sem Copa. A temática da guerra está presente em sua vida desde a infância: seus avós maternos eram imigrantes alemães e seu avô havia, inclusive, lutado na Primeira Guerra Mundial.
Como podemos perceber, o autor do livro em análise não irá trazer abordagens baseadas num estudo historiográfico e sim, jornalístico, embora o mesmo tenha tido o cuidado de basear todo seu trabalho em fontes confiáveis. Nesse sentido, neste trabalho serão lançadas algumas críticas à obra em comparação ao modo como um historiador faria suas abordagens sobre o mesmo assunto.
O Brasil na mira de Hitler, como o próprio subtítulo já indica, vai ter como fio condutor a descrição detalhada sobre os afundamentos de embarcações brasileiras torpedeadas por submarinos do Eixo, quase que exclusivamente alemães. O período de 1942-43 é o abordado na maioria das páginas dessa obra, justamente pelo fato de que os torpedeamentos foram feitos nesses dois anos. Como o próprio autor explica na sua contracapa: “Esta é uma história surpreendente e dramática, que pouca gente conhece. Durante a Segunda Guerra Mundial, 34 embarcações brasileiras foram torpedeadas, causando a morte de 1.081 pessoas, a maioria civis inocentes”.
Mas além desse tema e em torno dele serão explorados: o desenvolvimento da rede de espionagem alemã em solo brasileiro, bem como seu desmantelamento quase total por nossa polícia política com a ajuda do FBI; e detalhados relatos sobre a agitação nos