Resenha do livro a formação das almas: o imaginário da república no brasil.
Amanda Patrícia da Silva
RESUMO
A presente resenha apresentada como 2ª avaliação e exigência parcial para aprovação na disciplina de Formação tem como finalidade analisar o período histórico do processo que leva a Proclamação da República Brasileira. Demonstrando por meio da interpretação de símbolos, imagens, alegorias e mitos da época o quanto a República brasileira foi um movimento sem raízes naturais, sem uma cultura popular brasileira.
INTRODUÇÃO
José Murilo de Carvalho, nascido em 1939 em Minas Gerais, formou-se doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Standford e com pós-doutorado pela Universidade de Londres. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais e do IUPERJ, Murilo de Carvalho ainda se dedica a docência no Departamento de História da UFRJ. Com vários livros e mais de uma centena de artigos publicados, ele foi diversas vezes premiado, em 2003, eleito para a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e para a Academia Brasileira de Letras (ABL), em 2004. Uma das suas obras célebres é O Imaginário da República no Brasil onde o autor reconstrói, costura e desvela as marcas e a consolidação do novo regime, além disso, a partir das correntes ideológicas do período republicano tenta demonstrar o quão foi inexpressiva a participação popular e sem raízes próprias.
Ancorado na potencialidade da sua análise e no vasto e profundo conhecimento do tema, José Murilo de Carvalho narra o cenário pré e republicano, tentando assim, explicar a formação dos símbolos da República e a implantação dos mesmos, frequentemente se fazendo voltar no tempo de antigos movimentos anteriores ao brasileiro e traçando um paralelo com outras civilizações para assim demonstrar características marcantes nos processos de dinamização política.
No primeiro capítulo do livro o autor expõe a discussão ideológica sobre a idealização e conceituação da