Amamentar é um ato de amor
Acredite que não existe leite fraco!
Todo leite materno é forte e adequado para o melhor crescimento e desenvolvimento do bebê até 6 meses de vida. Nessa fase, não precisa dar outro alimento. No primeiro dia, a produção de leite é pequena. Esse leite, chamado colostro, é transparente ou amarelado, tem alto valor nutritivo, é suficiente para as necessidades do bebê e age como uma vacina, protegendo-o contra doenças. Se eu chorar, verifique se estou com fome, molhado ou se necessito de colo e carinho.
PASSO 2:
Saiba que quanto mais o bebê mama, mais leite você produz!
Sugar o peito é o que estimula a produção de leite. Por isso, não dê ao seu filho chás, água, sucos ou outro leite, nos primeiros 6 meses de vida. Começar a mamar desde a sala a
PASSO 3:
Coloque o bebê na posição correta para mamar
Para que o bebê sugue bem, ele deve estar em posição de poder abocanhar não só o mamilo (bico do peito), mas grande parte da aréola (parte escura do peito), com o corpo totalmente voltado para o da mãe (barriga com barriga). Quando a criança pega o peito corretamente, com a boca bem aberta, o leite sai em quantidade suficiente, o bebê engole tranqüilamente e a mãe não sentirá dor.
PASSO 4:
Cuide adequadamente das mamas
Para evitar rachaduras, não lave os mamilos antes e depois das mamadas. Basta o banho diário, evitando uso de sabonete nos mamilos. O próprio leite protege a pele, evitando infecções. Não use pomadas nem cremes nos mamilos. A exposição das mamas ao sol durante 15 minutos pela manhã também ajuda a prevenir rachaduras. Troque o sutiã quando estiver molhado.
PASSO 5:
Retire leite quando for necessário (ordenha)
Evite que a mama fique muito cheia e pesada. Se isto acontecer, lave as mãos, faça massagens circulares com as pontas dos dedos, pressionando as mamas do mamilo para a base. Depois, coloque os dedos