brasil 3
Licenciatura em História
Departamento de História
Disciplina: História do Brasil III
Professora: Elcia De Torres Bandeira
Aluno: Rafael Ouriques Vasconcelos de Moraes
Resenha
CARVALHO, José Murilo de. A Formação das Almas: O Imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. 35-54 p.
Capítulo II & IV
Em seu capítulo II “As Proclamações da República”, José Murilo de Carvalho nos anota a tentativa dos vencedores de 15 de novembro de construir uma versão oficial dos fatos destinada à história. Já em seu capítulo IV “República-Mulher: Entre Maria e Marianne”, o autor destaca e explora um dos elementos mais marcantes do imaginário republicano geral: o uso da alegoria feminina para representar a república.
A título de apresentação, serve citar que o autor da obra sob exame – José Murilo de Carvalho – nasceu em 1939, em Andrelândia, no Sul do estado de Minas Gerais. Mestre e Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Stanford, com pós-doutorado pela Universidade de Londres, é professor titular de História do Brasil no Departamento de História da UFRJ e também leciona na Escola de Guerra Naval. Construiu sólida carreira de docência, pesquisa e publicações dentro e fora do país. Com vários livros e mais de uma centena de artigos publicados, Murilo de Carvalho foi diversas vezes premiado, tendo sido eleito para a Academia Brasileira de Ciências – ABC -, em 2003, e para a Academia Brasileira de Letras – ABL -, em 2004. Na ABL, declarou que pretende melhorar o diálogo entre essas duas academias e a terceira de que faz parte, a universitária.
O livro cumpre um claro papel de desmistificar as principais representações e bases históricas que temos sobre o tema. Notamos que o autor passa a interpretar símbolos, imagens, alegorias e mitos da época, além de, por fim, avaliar de que maneira as concepções da República extravasaram o círculo restrito das elites e alcançaram a população. Não