Comparativo Delumeau
Discentes: Thiago Oliveira Costa
Docente: Zélia Lopes Silva
Curso: História do Brasil Republicano I
Assis
2014
José Murilo de Carvalho nasceu em 1939 no estado de Minas Gerais. Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Stanford, com pós-doutorado pela Universidade de Londres, construiu sólida e aclamada carreira com publicações de âmbito nacional e internacional, foi também pesquisador visitande nas universidades de Oxford, Londres, Califórnia eLeiden, no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e na École dês Hautes Études em Sciences Sociales; autor também de, entre outros títulos, Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a República Que Não Foi”. Em 2003 foi eleito para a Academia Brasileira de Ciências – ABC -, e para a Academia Brasileira de Letras – ABL -, em 2004.
Em A formação das almas: O imaginário da República no Brasil, o autor procura trabalhar a pergunta de como o novo regime se consolidou em “Formação das almas: o imaginário da República no Brasil, a partir do mapeamento das correntes ideológicas que disputavam a definição da natureza do regime republicano. Discutir o conteúdo dos símbolos utilizados pelos republicanos e avaliar a aceitação pelo público alvo, nas palavras do próprio autor: “discutir mais a fundo o conteúdo de alguns dos principais símbolos utilizados pelos republicanos brasileiros e, na medida do possível, avaliar sua aceitação ou não pelo público a que se destinava, isto é, sua eficácia em promover a legitimação do novo regime” [p. 13].
Nos 6 capítulos que compõe a obra, José de Carvalho, em uma análise sólida e de vocabulário bastante acessível trabalha a formação dos símbolos republicanos e a implantação dos mesmos. Cada capitulo possui uma temática bem recortada e são trabalhados nos primeiros anos da republica, porém quando torna-se necessário o