Resenha do livro sociedade dos poetas mortos
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
ROSALENE SILVANO DA SILVA MORAIS, R. A. 1051491
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
CURITIBA – PR
2009
1 INTRODUÇÃO
O filme “Sociedade dos Poetas Mortos” apesar de retratar a realidade de uma escola tradicional dos anos 50, tem tudo a ver com a atualidade, uma vez que grande parte dos educadores e instituições de ensino, não evoluíram, permanecendo presos a currículos e metodologias ultrapassadas que não atendem aos anseios e necessidades da contemporaneidade. “Sociedade dos Poetas Mortos” é uma obra imperdível; com simplicidade, clareza e profundidade, representa o ideal pedagógico. Tal obra deveria ser assistida e analisada por todos aqueles que ainda acreditam na força e na importância da educação na vida das pessoas.
2 SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
2.1 FICHA TÉCNICA
Nome Original: Dead Poets Society
Versão em Português: Sociedade dos Poetas Mortos
Duração: 129 min.
Direção: Peter Weir
Roteiro: Tom Schulman
Música: Maurice Jarre
Fotografia: John Seale
Gênero: Drama
Ano: 1989
Estúdios: Touchstone Pictures
Elenco: Robert S.Leonard, Robin Williams, Ethan Hawke, Josh Charles, Gale Hansen, Dylan Kussman, Allelon Ruggiero, Norman Lloyd, Kurtwood Smith, James Waterston, Carla Belver, Leon Pownall, George Martin, Joe Aufiery, Matt Carey.
2.2 DADOS SOBRE O AUTOR:
Peter Lindsay Weir nasceu em Sydney, Austrália, em 21 de agosto de 1944. Depois de uma educação tradicional, Weir estudou Arte e Direito na Universidade de Sydney. Interrompeu os estudos para fazer uma viagem à Europa e, quando voltou à Austrália, estava determinado a trabalhar no mundo do espetáculo. Assim, em 1967, ingressou na Televisão e aí lhe foi dada uma oportunidade para realizar dois pequenos filmes que tiveram grande sucesso. Em 1971 foi-lhe confiada a