BUDISMO
CURSO LIVRE EM TEOLOGIA
NILZIREMA DE FÁTIMA COELHO DE FREITAS
RELIGIÕES COMPARADAS
SÃO LUÍS
2012
NILZIREMA DE FÁTIMA COELHO DE FREITAS
BUDISMO
Trabalho apresentado à disciplina Religiões Comparadas do Curso Livre de Teologia do Seminário Teológico Batista em São Luís para obtenção de nota na disciplina.
Professora : Andréa Moura
São Luís
2012
BUDISMO
INTRODUÇÃO:
O Budismo foi a primeira religião oriental que se expandiu em direção a outros países. Originário da Índia, o Budismo também está presente na China, no Japão e em outros países circunvizinhos. Somente duas religiões vivas, além do budismo, aspiram hoje serem universais: o Cristianismo e o Islamismo. O budismo significa para a Ásia o que o Cristianismo é para o Ocidente. O budismo é uma religião professada essencialmente pelos orientais, mas já foi trazida para o Ocidente.
I- BREVE HISTÓRICO: ORIGEM E FUNDADOR
O Budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Fundado por Siddharta Gautama, o “Iluminado” (BUDA), no século sexto a. C., que viveu no Noroeste da Índia. Filho de uma família nobre chamada Çakya, Siddharta foi mantido dentro dos palácios da família, sendo impedido de ter contato com o mundo. A lenda conta que certo dia ele fugiu do palácio e no vilarejo mais próximo teve contato com a realidade humana, representada em três figuras: um homem idoso, um homem doente e um cadáver em decomposição. Tal percepção da realidade fez que o príncipe Siddharta, aos 29 anos, deixasse o palácio e partisse à procura da felicidade na vida asceta. Após um prolongado retiro, Siddharta estava sentado debaixo de uma figueira, segundo a lenda, próximo a um afluente do rio Ganges, meditando. Nesse momento alcançou o bodhi, a