BUDISMO
Belo Horizonte
2012
1 BUDISMO
1.1 Onde Surgiu
O budismo é uma religião que surgiu na Índia antes do século VI a. C. Fundada pelo príncipe Sidhartha Gautama, conhecido pelo nome de Buda.
Sidhartha Gautama nasceu na Índia no ano de 563 e sua vida se resume em nascimento maturidade, renuncia, busca, desperta, libertação, ensino e a morte. Sua família era aristocrata, se viu chocado quando descobriu a realidade de seu país: a fome, miséria, o flagelo dos ascetas, que se modificavam em jejum rigoroso.
A hesitação de Gautama mediante aos males do mundo, foi se evoluindo e por sinal de humildade ele raspou sua cabeça, trocou suas belas roupas pelo traje alaranjado, e se lançou ao mundo em busca de explicações para o enigma da vida.
Leigo em questões espirituais, o caminhante se juntou aos ascetas para aprender o meio melhor de chegar às verdades superiores.
Gautama passou a meditar a sombra de uma sagrada figueira, permanecendo assim até esclarecer todas as suas dúvidas. Durante esse tempo, aconteceu o despertar espiritual que ele tanto buscava. Sua confusão se desfez. Esclarecido por um novo entendimento de todas as coisas da vida, seguiu para a cidade de Benares, à margem do Rio Ganges, a fim de comunicar aos outros o que lhe acontecera.
Buda nos 45 anos que pregou sua doutrina, por todas as religiões da Índia, sempre mencionou as Quatro verdades e as Oito Trilhas, acrescentando ainda o resumo de todo o seu pensamento – a Regra de Ouro: “tudo o que somos é resultado do que pensamos”. Depois da sua morte, foi realizado um concílio que definiu os preceitos budistas, dos quais prevaleceu a Theravada.
1.2 Para onde se expandiu
Depois da morte de Gautama, durante três séculos o budismo propagou-se pela Índia e acabou tendo mais adeptos que o próprio hinduísmo, a religião tradicional do país. Após se alastrar pela Ásia, desapareceu do país de origem, cedendo lugar ao hinduísmo. No decorrer da expansão, levado pela