RESENHA
1º ano de Letras
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
Resenha
Dirigido por Peter Weir,o filme Dead Poets Societs (Sociedade dos Poetas Mortos), foi lançado em 1989 e ganhou o premio de melhor roteiro. Considerado pela critica como um filme atemporal mostra o drama de jovens estudantes que, para cumprirem a vontade dos pais eram forçados a estudar em escolas com regime militar e se formar para seguirem uma carreira profissional indesejada.
A historia se passa o ano de 1959, na Academia Welton , que se tornou a melhor escola preparatória dos Estados Unidos tendo, como pilares para sua educação , “Tradição, Honra, Disciplina e Mérito “.
Na solenidade de abertura de mais um ano letivo o diretor Nolan apresenta aos pais e alunos o novo professor de Literatura, John Keating, que também estudou foi aluno da academia e se formou com honra, lecionando em uma conceituada escola nos Estados Unidos.
Para a alegria dos alunos o professor John Keating usa um método de ensino diferente dos outros professores, em sua primeira aula recita o início de um poema de Walt Whitman, “ Ó capitão, meu capitão ...“, dando aos alunos a liberdade de chamá-lo assim. Ao pedir para um aluno ler a primeira estrofe de um poema de seu hinário que dizia, “colha logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correr, esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo...” , o professor lhes apresenta o termo “ Carpe Diem “ que significa “Aproveite o Dia “ ,”tornem suas vidas extraordinárias” dando a eles uma nova visão da vida através da Literatura.
Curiosos para saberem mais sobre o novo professor, alguns alunos pesquisam sobre a vida do professor Keating no Livro Anual, e descobrem que ele fazia parte de um grupo que se chamava “ Sociedade dos Poetas Mortos”. Curiosos perguntam ao professor do que se tratava, ele então lhes pede segredo e explica que era um grupo de estudantes que se reuniam em uma caverna indígena para recitarem poesias feitas por