Resenha do Livro ensinando a ensinar
O livro ENSINANDO A ENSINAR, de Proctor James escrito em 1963, traz a concepção de “métodos práticos, identificar recursos, estimular processos mentais que tornem o ensino eficiente e interessante. “ De modo geral, o livro vem apresentar idéias gerais para auxiliar os professores em sua jornada diária em sala de aula. A proposta do livro e ser um guia para o professor inexperiente e uma fonte de consulta para os experientes.
Diante da grande quantidade de estudos pedagógicos sobre o ato de ensinar e etc., o autor preocupou-se em ser claro e objetivo abordando, onde buscar ser uma fonte útil para o profissional. “Os assuntos tratados nesse livro podem ser úteis como introdução, lembrete, referência e estímulo às pessoas dedicadas ao ensino, treinamento, supervisão e administração” (p. 6). Vê-se clara a preocupação de Proctor para que seu leitor leve a prática o conteúdo do seu livro.
O livro é organizado de forma clara, especificadamente separado, capítulo por capítulo, expondo cada idéia gradativamente, utilizando-se também de gravuras para intensificar a compreensão do leitor. Em cada página e notável a preocupação de Proctor em que o leitor realmente lembre-se do que leu, e coloque em prática o que foi trabalhado. É um livro para ler vagarosamente, um livro para ser consultado em determinadas situações, como apoio.
No primeiro capítulo o autor traz a indagação de “Por que ensinar¿” refletindo sobre a profissão, explicando passo a passo a indagação que é o título do capítulo. Algo que me chamou atenção neste capítulo, foi quando ele relata sobre o salário do professor. Em minha opinião o que ele abordou, é utópico para a realidade atual, pode ser que quando o livro foi escrito em 1963 este pensamento tenha sido válido, mas atualmente considero como utopia. Proctor relata uma realidade muito boa em