ethos e visao de mundo
Espiritismo e no Budismo
Ethos na sociedade atual:
Ethos para os gregos significa ética, um modo de ser ou caráter, ou seja, são as leis e os costumes, colocadas pelo homem ou por um grupo de pessoas. Devido a sociedade-mundo atual se coloca em contradição com a ética, pois n é uma sociedade qualquer, é uma sociedade capitalista, onde privilegia o capital sob o trabalho, e define de forma desigual os bens necessários para se viver. Essa atitude tem como consequência a má qualidade de vida atual em todos os âmbitos sociais, culturais e ambientais.
Visão de mundo na sociedade atual:
Nossa visão de mundo desenvolve-se facilmente na medida em que vamos assimilando conhecimentos diversificados sobre as mais diversas áreas do nosso conhecimento. E resumindo no conceito de “cultura geral”. Por tanto, relacionado ao tempo que se passa, aos anos vividos possivelmente nossa visão de mundo mudará, diante das mudanças temporais de costume e da própria cultura. Podemos observar dentro das religiões, diante dos dogmas exigidos. Antigamente a igreja católica por exemplo era bem mais rigorosa que hoje em dia, mas pela mudança das pessoas, tiveram que se adaptar; Sendo assim, pragmática, religião relacionada a visão de mundo hoje; pelo fato de que ambos necessitam de adaptação para coexistirem.
Sincretismo Religioso Brasileiro:
Primeiramente há que se acentuar a existência de instituições, identidades e visões de mundo e de homem diferentes entre espíritas, católicos, evangélicos, umbandistas, membros de cultos africanos e de religiões orientais. Em segundo lugar, há algum contato ou trânsito entre estas religiões, seja em sua origem, seja em sua trajetória. Católicos, evangélicos e espíritas são religiões cristãs, no sentido de valorizarem de alguma forma os evangelhos, os ensinos de Jesus Cristo e de seus apóstolos e discípulos. São diferentes manifestações culturais do Cristianismo. O Candomblé tem suas origens no culto africano dos