Resenha do livro de Paulo Freire
Área de Ciências Humanas e Jurídicas
Curso: Direito
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Lautenai Antonio Bartholamei Junior
Período: 1º
Ano/Sem: 2014/1
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: EM TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM
Milena Rigo
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
Paulo Régis Neves Freire é formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, porém não exerceu esta profissão e trabalhou no Colégio Osvaldo Cruz de educador como professor de Português. Desta forma, se destacou por inovar as técnicas de ensino e foi convidado a trabalhar no SESI de Recife. Com o passar dos anos foi mostrando métodos na alfabetização de adultos e no período que ficou fora do Brasil iniciou suas atividades como escritor, sendo suas obras mais conhecidas e importantes A Pedagogia do Oprimido e Educação como Prática de Liberdade.
A obra busca relatar e explanar a importância da leitura, mas em toda sua composição é relatado o amplo conhecimento de Freire nesta área com diversos conselhos aos educadores. Além disso, aponta que com a leitura consegue-se ter a visão crítica do mundo. Sua estrutura é composta de três capítulos: a importância do ato de ler, alfabetização de adultos e bibliotecas particulares – uma introdução e o povo diz sua palavra ou a alfabetização em São Tomé e Princípe. Cabendo ressaltar aqui que, os dois primeiros capítulos são, respectivamente, um trabalho apresentado ao Congresso Brasileiro de Letras e uma palestra apresentada no XI Congresso Brasileiro de biblioteconomia e Documentação. Paulo Freire utiliza de uma linguagem simples, ou seja, de fácil compreensão e mostra a razão pela qual se destacou de forma positiva com suas obras.
No primeiro capítulo da obra intitulado “A Importância do ato de ler” Paulo Freire relata sua história e como iniciou suas atividades de leitura, desde sua aprendizagem onde o autor menciona que