Resenha do livro a importância do ato de ler de paulo freire
O Livro A Importância do Ato de Ler, trata inicialmente da importância de ler o mundo, logo depois a leitura de mundo, trás também questões relacionadas à Biblioteca Popular, onde o autor coloca sua posição critica, enfatizando que, a Biblioteca Popular deve ser vista como algo mais do que um apanhado de livros, deve ser vista como um acervo de histórias e culturas que retratam a visão de mundo que esta presente nesse acervo popular. Paulo Freire faz algumas criticas relacionada ao papel do professor, ligadas diretamente a prática de ensino, quando se diz respeito principalmente a postura do professor.
Segundo Paulo Freire, o professor tem que mudar sua postura, ele precisa considerar o saber do seu aluno, ele precisa ouvir seu aluno e principalmente respeitar suas idéias. Paulo Freire trás também nesse livro, a Alfabetização de Adultos no contexto de São Tomé de Príncipe, um lugar onde pode dar sua contribuição para o desenvolvimento do seu plano de alfabetização local.
O autor enfatiza que, é preciso que a população se mobilize para mudar o país, a começar pela construção do próprio povo como cidadãos críticos, e que sejam capazes de transmitir suas opiniões através de uma consciência critica.
Indico o Livro a Importância do Ato de Ler, para todos aqueles que queiram se basear e seguir os mais belos exemplos deixados pelo Patrono da Educação Brasileira Paulo Freire. Indico em especial para aqueles que pretendem seguir a carreira como docente, pois esse livro pode servir como fonte de inspiração e como motivação, traz exemplos que nos levam a refletir e a querer fazer a diferença, e não agir simplesmente como professores neutros incapazes de libertar nossos alunos e de libertarmos a nós