Resenha do livro caco
O título da obra, que é também o apelido do personagem principal, é nada mais que uma alusão à personalidade e ao "eu interior" do mesmo, que metaforicamente, encontrase quebrado como cacos de vidro.
Por mais que o garoto Caco e suas histórias sejam fictícias, estas retratam a realidade de muitos jovens brasileiros. O poder da obra está na intensidade com que o públicoalvo se identifica com o enredo, levandoos a um grande conflito pessoal no sentido de reflexão.
Gilberto já havia escrito um livro com a mesma temática, que conta a história de Tosco e além disso, teve forte repercussão. Sendo assim, Caco pode ser considerad uma continuação de Tosco.
Em Caco, o personagem principal é outro e sua história também, mas o objetivo do autor é o mesmo: levar os leitores a uma reflexão pessoal bem como a revisão de valores e conceitos. A bela jogada do autor foi ter inserido o protagonista de Tosco para participar ativamente da vida de Caco, não somente como um personagem a mais, mas sobretudo, para ser um modelo a ser seguido por ele, um exemplo de vida e de sucesso que o leva confrontarse consigo mesmo. Foi uma aposta que deu certo.
Caco é uma obra tão bem sucedida, tal qual foi Tosco, porém, explora aspectos mais profundos, outrora não explorados nela. Dessa forma, podemos considerar Caco como sendo uma versão aprimorada da primeira obra.
Para quem se interessou, é recomendável que leia primeiro o Tosco para, então, ler
Caco. A conexão entre as duas obras é fortíssima. Quem os ler, não se arrependerá!
Autor : Ivan David