Resenha do livro "Abusado"
Biografia do Autor:
Claúdio Barcellos de Barcellos, mais conhecido como Caco Barcellos. Gaúcho, nascido na capital do Rio Grande do Sul em 1950, é um jornalista, repórter de TV e escritor. Especializado em jornalismo investigativo, investigações e documentários. Antes de ser jornalista foi taxista e atuou em diversas profissões.
Antes de entrar para a Rede Globo, foi repórter dos maiores jornais do país e das revistas semanais Veja e Istoé!. Durante seis anos, apresentou um programa na Globo News. A partir de 2001 passou a trabalhar como correspondente internacional da TV Globo. Nas suas obras de maior destaque encontram-se os livros, Rota 66, Abusado e Nicarágua: a revolução das crianças. Ganhou vários prêmios, dentre eles, dois jabutis. Um em 1993 com o livro Rota 66 e em 2004 com o livro Abusado.
O livro:
Como característica do autor, o livro possui uma forma de denúncia. Denunciando o crime, a polícia e o olhar da sociedade sob esses que estão a margem. Tem um caráter de livro reportagem do tipo perfil, uma vez que, a história abordada por Caco, mostra a vida e o envolvimento desde a infância até a fase adulta de Juliano VP com o tráfico. Pode ser caracterizado e identificado como retrato, decorrente do seu plano de fundo em qual se passa toda a história: No morro Dona Marta. Possui traços de livro reportagem história, por se tratar de um fato histórico e marcante para uma comunidade.
O livro possui uma abordagem do tipo action story e quote-story, Caco ousou em subir o morro e ver de perto a realidade do tráfico e do traficante Juliano VP. Foi o próprio Juliano que ajudou Caco a escrever sobre o “Santa Marta”. Através da coleta de depoimentos de amigos e familiares de VP, o autor conseguiu elencar uma abordagem profunda sobre o acontecido na comunidade e sobre a vida de um dos maiores traficantes do país.
Usou do caráter de abordagens intensivas e outras extensivas ao longo