Resenha "agentes da fé" daniela calainho
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: HISTORIOGRAFIA
PROFESSOR: CARLOS MAURO
ALUNA: ALESSANDRA ACRAS DOS SANTOS RÊGO
RESENHA:
CALAINHO, Daniela Buono. Agentes da Fé: Familiares da Inquisição Portuguesa no Brasil Colonial. Bauru: EDUSC, 2006. v. 1. 208 p.
Rio de Janeiro
Dezembro/2009
Daniela Buono Calainho possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2000) e Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunta e procientista (desde 2000) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores, onde lidera o Núcleo de Estudos Inquisitoriais. Também é integrante do grupo Companhia das Índias - Núcleo de História Ibérica e Colonial nos Tempos Modernos, sediado na Universidade Federal Fluminense e liderado pelo Prof.Dr. Ronaldo Vainfas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: inquisição moderna, escravidão, religiosidades populares, história da medicina luso-brasileira.
O livro Agentes da Fé: Familiares da Inquisição Portuguesa no Brasil Colonial, é, segundo a autora, originalmente sua dissertação de mestrado, intitulada Em nome do Santo Ofício: Familiares da Inquisição Portuguesa no Brasil colonial, que tem como objeto de pesquisa os Familiares da Inquisição portuguesa que atuaram no Brasil ao longo dos séculos XVII, XVIII e início do XIX. Pretendendo, então, traçar um perfil social e econômico desses agentes, verificar quais eram as suas funções, como se dava o processo de habilitação ao cargo, as vantagens de se ocupar tal cargo, a importância desses