RESENHA DO LIVRO: AFETO E APRENDIZAGEM
Cunha,Antônio Eugênio Afeto e aprendizagem:relação de amorosidade e saber na prática pedagógica/Eugênio Cunha-2.ed.Rio de Janeiro:Wak Ed.2010.129p:21cm.
I-CREDENCIAIS DO AUTOR
Antônio Eugênio Cunha é Psicopedagogo, Jornalista, Pesquisador na área educacional, Conferencista e Professor da Educação Básica e do Ensino Superior. Atualmente atua como professor do Sistema Montessori, da Faculdade Cenecista de Itaboraí e da Universidade Federal Fluminense, onde leciona as disciplinas de Organização na Educação no Brasil e Pesquisa e Prática de Ensino. Trabalha, também, com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e autismo. Autor dos livros: “Afeto e aprendizagem”, “Autismo e inclusão”, “Afetividade na prática pedagógica” e 'Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade', publicados pela WAK Editora.
II-RESUMO DA OBRA O livro é composto por 12 capítulos,cada qual retratando questões sobre o afeto,como conceito,na escola,no que afeta o aprendente,nas dificuldades de aprendizagem,na amorosidade por meio da aprendizagem e do ensino ,na família e através dos olhos do professor onde se é construída a identidade do aluno.
O primeiro capítulo relata o significado do afeto que ,nada mais é que algo que está presente na vida do homem desde o ato de nascer.Através dele é possível humanizar as ações,por meio das relações humanas.A palavra afeto não se remete apenas ao significado de amor,mas aos valores,aos sentimentos provenientes dele.O afeto é neutro,ou seja ao mesmo tempo que pode revelar sentimentos de amor,pode também exprimir sentimentos de ira,quando é resultante de uma prática amorosa ele ergue um estímulo grandioso para a ação do aprendizado.Na sociedade contemporânea porém,a prática do educar tem sido atribuída á escola,mesmo porque os pais cada vez possuem menos tempo de exercê-la.Entretanto é dever da escola despertar no aluno o