resenha do livro Ética para meu filho
Resenha do livro Ética Para o Meu Filho de Fernando Savater.
Por Lucas Alves Borges
03/12/2014
Resenha:
O tempo todo tomamos decisões para atingir um objetivo que em geral se resume em ter uma vida boa segundo seus próprios princípios e valores. Para isto temos que diversas vezes escolher entre o que queremos e o que não queremos, o que nos convém ou que não nos convém. É sobre este questionamento que o autor Fernando Savater reflete em seu livro “Ética Para o Meu Filho”, uma obra feita para adolescentes que associa a ética com a liberdade individual de se fazer escolhas.
A busca pelo conhecimento é o primeiro argumento utilizado pelo escritor onde decidimos quais informações queremos ter em nossa vida. Existem por exemplo ciências que estudamos com o objetivo de conquistar um bom emprego e ter sucesso, outras porque temos interesse e outras não nos fazem falta para a sobrevivência. Muitas pessoas sabem as regra do futebol por interesse próprio porem desconhecem a do beisebol e isto não afeta a maneira que vivem. Não obstante, entre todos os saberes da vida existe ao menos um que é imprescindível; é fato que pular do sexto andar de um prédio não faz bem à saúde.
Um fato que todos concordamos é que não concordamos com todos, no entanto, nossa vida é em parte, resultado daquilo que queremos. Os animais não tem liberdade para tomar decisões como os seres humanos, eles praticam suas atividades porque tem que faze-los, nunca veremos um castor construindo uma colmeia ou abelhas que se dediquem a engenharia hidráulica, logo os animais não podem ser considerados como bom ou ruim decente ou indecente.
Fernando Savater afirma que o homem possui liberdade para tomar decisões e ter ética é saber o que é realmente bom, o que nos é conveniente, de modo que também é prudente aprender com nossos erros e procurar sempre uma atitude moral.
O escritor relata que a moral são o conjunto