Resenha do filme Olga
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Resenha de "Olga"
Olga é um filme brasileiro baseado na obra biográfica de mesmo nome, escrito pelo jornalista Fernando Gomes de Morais. Foi dirigido por Jayme Monjardim, chegando aos cinemas em agosto de 2004. Levou, porém, oito anos para ser lançado devido à demoradas negociações com a produtora e problemas envolvendo os direitos autorais do livro de Morais. Havia também projetos de uma co-produção alemã e filmagens na europa, mas, ao fim, as filmagens se detiveram ao Rio de Janeiro, realizadas pelo estúdio Globo Filmes, com um orçamento de R$12 milhões.
O filme foca-se na história de Olga Benário Prestes (vivida pela atriz Camila Morgado), nascida Olga Gutmann Benário, em Munique no ano de 1908, em uma família de classe média de origem judaica. Ainda jovem, Olga tornou-se militante comunista, o que fez com que, durante a chamada República de Weimar, ela fosse presa e acusada de traição à pátria; fugindo, após isso, para ma União Soviética juntamente com seu namorado na época, Otto Braun, onde recebe um treinamento político-militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (vivido pelo ator Caco Ciocler), em sua volta para o Brasil.
A produção cinematográfica recebe diversas críticas pelo seu tom "televisivo", o roteiro de Rita Buzzar e Monjardim enfatiza e dramatiza a paixão vivida pelos dois personagens, romantiza ecessivamente esse período no qual Olga foi gurda-costas de Prestes, quando eles precisaram disfarçarem-se como um casal de portugueses recém casados em lua-de-mel; ntudo para que ele pudesse chegar a salvo nas terras brasileiras e pudesse comandar a primeira revolução comunista da América do Sul, depondo Getúlio Vargas do poder.
Os dois acabaram sim, vivendo uma história real de amor, no entanto a narrativa minimiza (ou até deixa de mostrar) muitos dos horrores