Resenha do filme olga
CURSO
DISCIPLINA:
PROFESSORA:
ALUNA/O:
Resenha do filme Olga
O filme conta a história de Olga, uma mulher vinda de uma família rica da Rússia ou União Soviética, mas que mesmo possuindo condição financeira boa não fica imune á pobreza e a luta dos trabalhos do seu país. Falta tudo na União Soviética: falta alimento e falta emprego. Diante dessa realidade, Olga se junta aos manifestantes fascistas que são contra o governo nazista, lutando em busca de justiça e melhores condições de trabalho. Ela observa seu pai dando esmolas e sentindo compaixão sem romper com o governo que pode tudo. Essa prática para ela é um escândalo.
Os companheiros de Olga ficam sabendo notícias do Brasil, onde houve a Coluna Prestes, encabeçada pelo “Cavaleiro da Esperança”, Luís Carlos Prestes. Participante do PCB no Brasil, o Partido Comunista Brasileiro, que também lutava pelas causas sociais e trabalhistas.
Nessa primeira década do século 20, houve expressões de organizações sindicais no país, com as primeiras greves. Andava-se na direção de uma classe para si. A Revolução Russa repercutiu influenciando a fundação do PCB em 1922, que por muito tempo foi a maior organização partidária no país.
Com a crise de 1929-1932, ocorre a paralisia do mercado mundial. A exportação do café cai e os outros produtores aproveitam para alterar as forças do poder, como é o caso dos produtores de carne, de onde vem a principal liderança desse processo: Getúlio Vargas. Nos primeiros anos de seu governo ocorreram profundas mudanças no estado e na sociedade brasileira. Mas a radicalização de segmentos do Movimento Tenentista alterou a situação inicial, provocando a instauração da Ditadura do Estado Novo, com Vargas à frente.
A partir daí as mudanças desencadeadas sob a Ditadura, ocorreram num processo de modernização conservadora. A regulamentação do trabalho e o enfrentamento da questão social eram vistas como questão de polícia. O Governo Vargas enfrentou os componentes