Resenha do Filme: Giordano Bruno
Professora: F. C.
Curso: Psicologia 1 Semestre
Aluno: P. H. T .B.
Resenha do filme: Giordano Bruno
No filme nos é apresentado a trajetória de vida do filósofo, escritor e ex-padre Dominicano Giordano Bruno, nascido Felippo Bruno em Nola uma cidade próxima a Nápoles Itália, mudando consequentemente de nome ao 15 anos de idade, quando ingressa na Ordem dos Dominicanos adotando o nome de Giordano Bruno.
Giordano foi seminarista, padre e chegou ao posto de Teólogo, mas foi expulso da ordem por tentar abolir as imagens do convento sendo acusado de heresia.
Depois de passar por algumas cidades da Europa como França, Inglaterra e Alemanha levando suas teorias e apresentando seus inúmeros estudos e livros. Conhece em Frankfurt o rico comerciante Veneziano Giovanni Moncenigo, onde mais tarde hospeda-se ao chegar a Veneza, lhe sendo pago e incumbido a tarefa de o ensinar :as “Artes da Memória”, porém se recusando a passar seus “Dons” a Mocenigo, alegando que não há arte ou estudo ou tampouco magia no que se diz respeito a capacidade humana, afirmando a Moncenigo que todos os homens são iguais, livres, e dotados de magia, cada um a seu modo. Giovanni Moncenigo por seu lado enraivecido e sentindo-se logrado por o ter hospedado em sua casa, dando-lhe comida e acolhimento o entrega as autoridades da Inquisição.
Preso devido aos processos de investigação da Inquisição Giordano, se submete a vários inquéritos e interrogatórios, onde são levantados fatos de toda sua vida desde seu nascimento à sua trajetória nos diversos países pelos quais passou, e também o motivo de sua excomunhão da Ordem dos Dominicanos.
Mesmo estando nos cárceres da Inquisição Veneziana onde é mantido sob vigilância até seu julgamento, Giordano contesta e desaprova a obediência de seus companheiros de cela, todos prisioneiros religiosos, padres ou monges presos por sua própria instituição, ou seja, a igreja. Giordano defende suas teorias e não consegue entender a