resumo do livro uma professora fora de serie
Credenciada pelo Parecer CES/CEE-TO nº 202/2008, de 02/07/2008 e pelo Decreto Governamental nº 3.477, de 28/08/2008.
Av. JK, 2541 - Setor Universitário – Guaraí -TO - CEP 77.700-000 - Fone/Fax: (0**63) 3464-1289
Curso: Pedagogia Período 1º Período
Professor: _________________ Ano/Semestre: 2013/02
Acadêmico (a):_____________________________________________________
Resenha do Filme Giordano Bruno
Aqui novamente, para falar de filmes pouco vistos. Não ligo, e convido aos leitores a colocar mais este em sua lista.
Bruno Giordano
O filme mostra um acontecimento um tanto quanto polêmico da história. Passa-se dentre os processos de Inquisição e mostra a execução do matemático, astrônomo e filósofo italiano Giordano Bruno, nascido em 1548 e morto em 1600 em uma fogueira da Inquisição devido às suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica.
Giordano, apesar de ter recebido educação dominicana, discorda das verdades e dogmas da Igreja Católica e abandona a vida clerical, passando a vagar pelo mundo ensinando filosofia e a arte da memória.
Embora o que diz respeito as suas idéias não chegue a ficar muito claro, pequenos flashes revelam sua importância como conselheiro político de príncipes e reis, mas suas teorias e sua perseguição ficam difusas.
Giordano foi um dos grandes pensadores de Esquerda de sua época, num momento onde o poder da Igreja Católica estava acima de tudo. Ao menor descuido, qualquer um poderia ser acusado de herege e queimado em praça pública. Preso pela inquisição, tenta escapar. A cúria romana o força a extraditá-lo para Roma, onde a execução o espera.
No filme, alguns traços históricos são determinados de forma muito interessante, como as diferenças entre a República de Veneza e Roma, centro do poder do clero. A autoridade do Papa era reconhecida por todos os reinos