Técnico em Refrigeração
Magnetismo
O magnetismo maravilhou o homem desde a antiguidade, quando foi percebido pela primeira vez. A magnetita acirrava curiosidade porque atraia certos materiais.
Neste capítulo demonstraremos os conceitos de magnetismo, sua origem, propriedades, e os efeitos magnéticos do fluxo de elétrons em um condutor elétrico, bem como a geração da força eletromotriz induzida, e construção de um gerador básico e seu funcionamento.
Magnetismo é o fenômeno de atração exercido por certos materiais sobre outros. O magnetismo tem sua origem na estrutura atômica da matéria, ou seja, como a matéria é formada de átomos, é através do fenômeno da ordenação desses átomos num só sentido que se explica a presença do magnetismo no material.
Potencial elétrico em um ponto
Se tomarmos, por exemplo, um anel de aço que não esteja magnetizado e o aproximarmos de alguns pregos de ferro estes não serão atraídos pelo anel.
Material não magnetizado.
Escola SENAI “Oscar Rodrigues Alves”
27
Eletricidade I
Mas, se repetirmos esta mesma operação com outro anel de aço, estando este, agora, magnetizado ou imantado, ele atrairá os pregos de ferro.
Material magnetizado.
O anel de aço da ilustração acima possui magnetismo. Ele é conhecido como ímã.
Portanto, ímãs são materiais que apresentam a propriedade do magnetismo. A magnetita é um material encontrado na natureza que apresenta propriedades magnéticas. É considerada um ímã natural. Existem também os ímãs artificiais. Suas formas variam conforme a necessidade. As ilustrações seguintes apresentam algumas formas de ímãs artificiais.
Formas de ímãs artificiais.
A diferença entre esses ímãs está só no formato apropriado aos trabalhos em que são empregados. Seus poderes magnéticos são distribuídos regular e artificialmente. Daí serem conhecidos como ímãs artificiais. Ímãs artificiais são barras de ferro que o homem magnetiza por processos artificiais. Esses ímãs são muito usados na vida