RESENHA DO FILME “ENTRE RIOS”
Planejamento da Urbanização de São Paulo
O documentário “Entre Rios” apresenta o histórico dos rios na cidade de São Paulo, com isso, mostrou todos os obstáculos que passaram ao longo dos anos e quando os rios passaram a ser considerados um obstáculo ao desenvolvimento. A cidade existia em funções das águas que se fazia muito conhecida.
O desenvolvimento nos transportes encurtou distâncias e mudou a dinâmica da cidade. No próprio documentário coloca que: “A elite paulistana sonhava em construir uma cidade como as que via em suas viagens pela Europa. E seus rios não se encaixavam neste sonho”
Demostra também a questão de urbanização em São Paulo e o planejamento territorial da cidade. O documentário “Entre Rios”, proporcionou uma visão empírica com o processo de urbanização. Os rios foram canalizados, redesenhados, enterrados, os animais afastados, a cidade transformada, para a modernização.
A cidade passou por várias transformações como as obras de modificação, canalização e retificação de rios. Contudo, começaram a evolução e construção de ferrovias, hidrovias e outras formas de esconder os rios, que já não eram mais considerados importantes para a cidade, já não tinha mais sentido ter eles expostos, tinham que serem cobertos, para que pudesse ocorrer o crescimento urbano.
A cidade ficava cada vez mais desenvolvida, e por causa do baixo custo com desapropriações, as áreas foram desapropriadas para cumprimento da função social e servidões. Como dizia: “A cidade crescia, e a cada nova baixada, o seu córrego era canalizado e transformado em avenida”. O número elevado de carros era preciso de pensar um modelo de modernização. Além de um meio de locomoção, vem sendo o principal ponto de desenvolvimento e hoje faz parte de uma das questões públicas mais urgentes da metrópole.
No documentário uma parte que me chamou muito a atenção foi quando disse a professora Odete Seabra, do departamento de Geografia da FFLCH-USP: “A