Resenha do filme rio da lua
FITS
Marcelo Junior
Resenha Crítica do Filme“ Rio Da Lua”
Maceió-AL2014
Marcelo Junior
Resenha Crítica do Filme“ Rio Da Lua”
Trabalho solicitado pela a professora Elizabeth da disciplina de Metodologia sobre a resenha do Filme Rio Da Lua, para aproveitamento de nota complementar.
Maceió-AL2014
Introdução
A Índia dos anos 30 foi cuidadosamente reconstituída pelo diretor Deepa Mehta, que nos conta a história de uma menina de 08 anos, que ao ficar viúva é mandada pelos pais para viver em reclusão com outras viúvas. A tradição dá 3 opções às viúvas: morrer queimada viva junto com o marido em sua cremação, viver uma vida de privações, alijadas de qualquer prazer terreno ou se casar com o irmão do marido falecido. A dizem As Leis de Manu em seu capítulo 5 versículos 156-161.“Uma viúva deve sofrer prolongadamente até sua morte, auto-contida e casta. Uma esposa virtuosa que se mantém casta quando seu marido morre vai para o céu. Uma mulher que é infiel a seu marido renasce no ventre de um chacal”.
Resenha Crítica
Considerando um dos filmes mais bonitos dos últimos anos, rio da lua se passa na Índia nos anos 30. Aos oitos anos de idade Thúyah não é apenas casada, mas também já é viúva e nunca conheceu o marido de acordo com a tradição, ela é enviada pra uma casa onde as viúvas são obrigadas a fica isoladas da sociedade até o final de suas vidas. Sem que possam alguma vez voltar a casar. La conhece Kalyani uma bela jovem mulher também viúva que é obrigada a se prostituir. Na Índia alguns homens não concordavam com as leis, especialmente naranhã que se apaixonou por kalyani, ele achava que todas as viúvas deveriam refazer suas vidas novamente, elas deveriam ser livres para correr atrás de seus sonhos, que crianças tinha que ser criança. E decidi