Resenha do filme DogVille
Em certa noite, Tom escuta tiros vindos da floresta e vai verificar o que aconteceu. Neste momento, ele conhece Grace, que é uma jovem que diz estar fugindo de um gângster.
No princípio, os moradores da cidade recusaram a aceitá-la, mas depois de um prazo dado a ela de duas semanas para que pudesse convencê-los que devia ficar, ela consegue conquistá-los. Fica combinado que ela dedicaria uma hora diária a cada morador, fazendo trabalhos para eles. No entanto, o convívio entre Grace e a população da cidade, não demora a revelar as faces verdadeiras de cada um, gerando uma situação de autoritarismo e crueldade com a própria, pois esta é muito generosa e aceita tudo que lhe é imposto.
Ao descobrirem que Grace é procurada pela polícia, tudo piora ainda mais, transformando-se em grosseria e maldade.
No final das contas, é revelado no fim do filme que Grace era filha do tal gângster e que por ter seu senso moral de acreditar na bondade das pessoas, não conseguia viver próximo a ele e fez de Dogville um desafio, um lugar que ela pensou poder mudar. Não é o que ocorre no decorrer da trama e, portanto, ela toma a decisão de seguir a vida junto a seu pai e mata todos da cidade.
Ao assistir ao filme, é possível perceber a realidade da vida em sociedade e as fragilidades dos valores que sustentam o convívio social. Por um lado, os habitantes demonstram ser pessoas boas, prontas a acolher e a ajudar o próximo, por