Resenha filmes
FRANCA 2014
Índice
1. O Homem Elefante – David Lynch
2. Ela – Spike Jonze
3. O Filho da Noiva – Juan José Campanella
4. Irreversível – Gaspar Noé
5. Cidade de Deus – Fernando Meirelles
6. Central do Brasil – Walter Salles
7. Laranja Mecânica – Stanley Kubrick
8. Um Estranho no Ninho – Milos Forman
9. Dogville – Lars Von Trier
10. Quanto vale ou é por quilo? - Sérgio Bianchi
1- “O Homem Elefante”
("The Elephant Man", 1980, Dir.: David Lynch)
O filme “O Homem Elefante” trata sobre a história de John Merrick, homem com uma grave doença de neurofibromatose múltipla, no cenário da Inglaterra vitoriana. Suas deformações lembravam o aspecto de um elefante e assim era o seu apelido no circo que obrigavam-no a se apresentar, sofrendo até mesmo maltrato. Após ter apanhado gravemente de seu legítimo dono, conhece Frederick Treves, um médico com quem consegue se comunicar e resgatar sua humanidade. O médico passa a protegê-lo do homem que o manteve preso até então, lhe dando tratamento, quarto especial no hospital, e a chance de se relacionar com diversas pessoas, assim como a Sra. Kendal, uma grande atriz que mantém um vínculo especial com John.
Percebe-se que John é um produto da cultura a qual é inserido. Inicialmente ele próprio aceita ser tratado apenas como um monstro, uma aberração; é o tratamento que sempre recebeu da sociedade. Por acreditar, primordialmente, na falta de consciência, Treves até ressalta: “Ainda bem que ele é assim”. John, porém, prova ser capacitado, e conforme sua autoestima vai sendo desenvolvida, sua própria percepção de ser também se desenvolve. Não é só John que amadurece, mas o próprio povo que assiste sua vida de perto, descobrindo um homem bondoso, gentil e muito educado.
O filme também relata a podridão humana que se diverte com o sensacionalismo, os espetáculos de horror, a desgraça alheia, a