Aplicações das Transformações Químicas
Uma reação química é uma alteração química onde matéria (um reagente ou reagentes) se converte em uma nova substância ou substâncias (um produto ou produtos). Algumas reações ocorrem somente sob determinadas circunstâncias (ex., fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade). Algumas reações são acompanhadas de indicações externas (ex., mudança de cor, desprendimento de gás, calor ou luz)
As reações fotoquímicas são reações que necessitam da luz provocando alguma alteração ou quebra da molécula, Alguns processos importantes relacionados com a fotoquímica são a fotossíntese, fotólise, fotografia e fotofosforilação.
A corrente elétrica pode ser gerada espontaneamente a partir de reações químicas que ocorrem no conjunto de eletrodos, ou pode ser imposta externamente, mediante a aplicação de diferença de potencial ou voltagem entre os eletrodos.
Quando a reação química ocorre espontaneamente, produzindo corrente elétrica, produz-se uma célula ou pilha galvânica. Quando a passagem de corrente é imposta externamente, fazendo com que as reações químicas ocorram na direção não espontânea, produz-se uma célula ou pilha eletrolítica.
O processo de eletrolise é um método responsável pela obtenção de várias substâncias importantes, como cloro, hidróxido de sódio, hidrogênio. Na eletrólise, o pólo onde ocorre redução é o negativo e o pólo onde ocorre oxidação é o positivo.·.
Denomina-se eletrolise uma reação química conduzida em sua direção não espontânea pela imposição da passagem de uma corrente elétrica.
Quando dois cabos elétricos são submersos em água não acontece nada. Pois a água não é boa condutora de eletricidade, pois a concentração de íons H3O e OH é muito pequena. Entretanto, quando acrescentamos uma pequena quantidade de uma substancia iônica forma-se o pólo positivo e o pólo negativo, os elétrons liberados no catodo durante a semi-reacao de redução são