Resenha do estatuto do idoso
Disciplina:
Curso:
Período:
Resenha do Livro: BRASIL, PRESIDENCIA DA REPUBLICA. Estatuto do Idoso. LEI Nº 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003. Brasília, 1º de outubro de 2003.
O Estatudo do Idoso tem por finalidade proteger e fazer valer os direitos dos idosos, como por exemplo, o direito á vida.
Para o Estatuto consideram-se idosas pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. O idoso tem direito a um envelhecimento saudavél e em condições de dignidade, uma habitação digna no seio familiar ou substituta, direito a cultura, lazer, esporte, educação, espetáculos, diversões, produtos e serviços que respeite sua idade, e atividade profissional que respeite suas condições físicas, psiquicas e intelectuais.
Assim como estudantes o idoso tem descontos de 50% em ingressos para eventos esportivos, culturais, e de lazer, em transportes coletivos públicos urbanos e semi- urbanos assegura-se a gratuitidade a idosos maiores de 65 anos.
É dever de todos zelar pela dignidade e bem estar do idoso mais nem sempre é assim.
Conclui-se que o Estatuto do Idoso deveria ser seguido à risca cada artigo nele escrito, porém a realidade é outra, sabemos do descaso muito grande da população mais jovem que não respeita nossos idosos, ou seja, pessoas que passaram por muitas aprovações na vida.
Muitas coisas ainda não estão sendo respeitadas, deve-se exigir mais rigor nas cobranças para o nosso idoso e punição mais rigorosa para quem não cumprir o que dita o Estatuto do Idoso, pois se punir todos que não cumprirem as leis que regem o nosso país, como o Estatuto do Idoso, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a Lei Maria da Penha, esta lei por sua vez protege o nosso idoso, pois existem muitas pessoas que agridem aos mais velhos, como netos e filhos desalmados que não respeitam seus pais e avós que deram suas valiosas vidas para cria-lós com dignidade e para que tivessem um futuro melhor, mas ao contrário cresceram e não valorizam estes velhinhos, colocando-os em