As dimensões da decisão nos setores público e privado - resumo
O PROCESSO DECISÓRIO NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO
Fabiano Santos Teixeira Marcelo Wille Thurow Charles Fabian Bohm Tasca Joel Borsatto
Bento Gonçalves, 14 de Setembro de 2010
PROCESSO DECISÓRIO NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO
A principal função do Estado é de criar políticas que, implementadas pelas diversas organizações públicas ou privadas, garantam o desenvolvimento socioeconômico do país e o bem-estar da sociedade.
AS DIMENSÕES DA DECISÃO NO SETOR PÚBLICO
O mundo está vivendo uma época de grandes transformações: novas ideologias, globalização, blocos econômicos, qualidade total, muita informação e mudanças sem precedentes para o ser humano e as organizações. Acompanhando essas transformações, as ciências sociais desenvolvem-se nas mais diversas áreas, principalmente com o suporte da informática, que permite que os dados e informações sejam inseridos em modelos cada vez mais sofisticados e completos, tornando as decisões mais precisas e com custos menores associados às incertezas. Nesse ambiente percebem-se disparidades gritantes entre os vários tipos de organizações. Dentre estes, um tipo que se destaca é o setor público.
Administração pública brasileira
A primeira tentativa de modernização da administração pública brasileira aconteceu na década de 1930, por meio da criação do DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público) para promover uma reforma administrativa significativa. O DASP foi criado em 1938, subordinado à Presidência da República, com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e a racionalizar o serviço público no país. Em outubro de 1945, o DASP passou por um profundo processo de reestruturação, que resultou no seu parcial esvaziamento. A partir de então, suas funções assumiram um caráter de assessoria, exceto no tocante à